Os resíduos da obra são inevitáveis, e por isso, acabam causando entulhos ao redor da obra, mesmo depois que esta já foi concluída. Tentando se livrar deste problema, é natural que você se pergunte o que fazer com eles.
Com base nisso, os próximos tópicos mostrarão exatamente como isso é possível. Assim, continue lendo e com certeza você encontrará a solução.
Os resíduos inertes compõem 72% dos resíduos da obra. Os resíduos inertes são resíduos minerais que, após armazenamento, manter intactas as suas características físico-químicas.
É uma subcategoria de resíduos não perigosos que é derivada principalmente da atividade de construção.
Os resíduos inertes não se decompõem e não são biodegradáveis. Os principais resíduos inertes são:
A eliminação de resíduos inertes é feita em instalações de reciclagem, instalações de armazenamento de resíduos inertes.
Esses resíduos podem ter várias reutilizações, por exemplo, pedra natural, terra e concretos pode ser atualizado para formar agregados, substituindo a agregados naturais em melhorias de infraestrutura.
A reciclagem de resíduos inertes é a melhor maneira de desenvolvê-los, de fato, a reciclagem de concreto irá preencher ou criar um terreno para desenvolvê-lo.
O vidro também pode ser reutilizado após a reciclagem, se não estiver contaminado por outros materiais. Também podemos usar trituração e peneiramento de resíduos inertes para valorizá-los no canteiro de obras.
Resíduos não inertes não perigosos representam 26% dos resíduos de construção. Este é um resíduo que não é classificado como resíduo inerte, mas não é perigoso.
Eles são não-corrosivos, não explosivos e são muitas vezes referidos como “resíduos industriais comuns”. Aqui estão alguns exemplos de resíduos não perigosos:
Os resíduos não perigosos podem ser armazenados em instalações de armazenamento para resíduos não perigosos, se eles não são recicláveis nem plausível para incineração.
Se este resíduo não tiver sido classificado, o descarte é feito em um depósito.
A valorização de resíduos não perigosos ou é através de uma recuperação de energia ou material de reciclagem.
A madeira, por exemplo, pode sofrer recuperação de energia em caldeiras a base de madeira, ou recuperação de material pela criação de celulose ou painéis etc.
Os metais podem ser derretidos e reutilizados na metalurgia. A reciclagem de plásticos e embalagens e reutilização imediata é a recuperação de material mais rentável quando se trata de plástico e PVC.
Por sua vez, os resíduos perigosos representam 2% dos resíduos de construção. Os resíduos perigosos como o seu nome sugere, contém substâncias tóxicas. Nesta categoria, encontramos:
Os resíduos perigosos (em recipientes) requerem tratamento especial durante a recolha. Eles absolutamente não devem ser misturados com outros resíduos, e devem ser embalados e rotulados.
Se não forem recuperáveis, os resíduos perigosos são colocados em um armazenamento de resíduos sólidos perigosos, de acordo com a NBR 12235.
Os resíduos da obra que são perigosos também são reembolsáveis. Os processos de recuperação para alguns desses resíduos existem, mas geralmente são caros.
Materiais contendo, por exemplo, um revestimento com tintas de chumbo são tratados por vitrificação ou lixamento em áreas específicas.
Se não forem recuperáveis, os resíduos perigosos são armazenados, assim como mencionado acima.
Você pode conseguir achar um bom uso dos resíduos da obra. Se você seguir esses conselhos, tenho certeza de que você irá resolver este seu problema rapidamente e encontrará a solução para os resíduos restantes.