O ferro é um material extremamente sensível à ação do tempo, e localiza na ponta da escala galvânica, que classifica os metais por potencial de oxidação, por isso são necessários certos cuidados para manter a integridade do material. Antes de tudo, é preciso lembrar que a ferrugem ocorre em portões de ferro somente se houverem pontos de contato do ferro com a atmosfera, isto é, riscos ou falhas na pintura e no fundo, além de pontos em que haja acúmulo de água. É recomendado que, caso você tenha recursos e não deseje se preocupar com a oxidação de seu portão de ferro, solicite a galvanização de seu portão de ferro ao encomendá-lo.
Além disso, portões de ferro, assim como qualquer outra peça fabricada em ferro, estão sujeitos à corrosão galvânica, isto é, a entrarem em processo de corrosão caso sejam parafusados, soldados, ou ligados diretamente à outra peça feita de zinco ou alumínio, já que que estes materiais possuem potencial elétrico diferente.
Instalação de Portões de Ferro
A instalação de portões de ferro requer uma série de cuidados especiais. Em primeiro lugar, como já dito antes, o ferro é altamente sensível à corrosão, por isso é importante averiguar não houve perda da pintura ou do fundo em pontos de solda, ou em peças que ocasionalmente tiveram que ser cortadas ou lixadas para a instalação. Nesse caso, deve-se aplicar uma demão de fundo preparador, e após a secagem, realizar a pintura.
Também se devem evitar pontos em que haja acúmulo de água, o que é bastante comum em portões junto às aberturas em muros. Nesses casos, recomenda-se algum tipo de cobertura.