É melhor prevenir do que remediar. Esse velho ditado popular é incansavelmente utilizado para inúmeras situações e vale, inclusive, para quando o assunto é portão automático.
Pois o portão, bem como qualquer equipamento de automatização, necessita de cuidados que garantam seu pleno funcionamento e isso não significa apenas manutenções corretivas. O mais importante é haver, antes de qualquer correção, uma manutenção preventiva para evitar dores de cabeça no futuro.
Hoje, você vai saber como é feita a manutenção preventiva, o motivo dela ser tão importante para o funcionamento do portão automático e as soluções que a Jokaty traz para você!
A manutenção preventiva é uma ação necessária para qualquer tipo de equipamento, pois com ela vem o grande benefício de identificar problemas pequenos ou grandes e realizar logo o reparo para garantir um perfeito funcionamento a longo prazo.
No caso dos automatizadores de portão, a falta dessa manutenção pode causar sérios danos ao equipamento e seus componentes, podendo até mesmo o próprio portão quebrar em situações que impossibilitam a visita de um técnico, como nos finais de semana e feriados, ficando o imóvel ou empresa desprotegido durante o período da noite, por exemplo.
Portanto, além de propiciar um aumento da vida útil do automatizador e do portão, essa ação de prevenção reduz dores de cabeça e possíveis gastos desnecessários de correção e é claro, garante sua segurança, a da sua família e a de qualquer outra pessoa que passe pelo portão.
Realizar a manutenção preventiva do seu portão automático pode não ser uma tarefa das mais difíceis quanto você está pensando, isso porque, muitas vezes o grande segredo está em sempre observá-lo.
É simples, mas muito importante sempre ficar atento aos detalhes diferentes que podem aparecer nos automatizadores, ou seja, observe se há desgastes, amassados, peças desencaixadas e outras avarias. Além disso, faça testes com o controle e confira se o tempo de fechamento e abertura está correto, de acordo com as especificações do equipamento.
É importante também ficar de ouvidos atentos aos ruídos e barulhos incomuns, pois isso pode ser sinal de algum mecanismo travado ou fora do lugar. Se encontrar esses problemas, entre em contato com o instalador capacitado e agende uma visita técnica sem pestanejar. Afinal, o objetivo do portão automático é justamente garantir sua segurança, sem oferecer nenhum risco a sua integridade física nem a dos seus familiares.
É fundamental que seu portão esteja sempre lubrificado e livre de qualquer sujeira que possa interferir no seu trabalho. Se sentir que o portão está duro e seu abrir e fechar está levando mais tempo do que o normal, saiba que pode ser um sinal de que está faltando lubrificação.
Para resolver essa situação você deve procurar por graxas em lojas especializadas, mas muita atenção: é preciso que o produto seja específico para a finalidade de lubrificação de portões automáticos. Isso porque, as graxas comuns são mais viscosas e acabam acumulando poeira com o tempo, aumentando ainda mais a sua dor de cabeça.
Depois de identificar os problemas mais graves que precisam ser reparados, é hora de contar com a experiência de um instalador especialista no assunto.
Esse profissional tem conhecimentos de sobra quando o assunto é a manutenção preventiva de portões automáticos, além de um olhar treinado para identificar defeitos e problemas que podem passar batidos por nossos olhos despreparados. Inclusive, o instalador é quem vai avaliar com certeza se é hora de trocar algum componente que já está desgastado e corre riscos de falhar em breve.
Por isso, não deixe de agendar uma visita técnica no intervalo indicado pelo instalador no momento da instalação. Dessa maneira, você economiza com manutenções corretivas — que no fim das contas com certeza sairão bem mais caras —, prolonga a vida útil do seu automatizador e garante a segurança de todo mundo.