Com dúvidas na hora de escolher o motor do portão? Uma das partes mais importantes da automatização de portões é o motor, mas é também uma das partes que mais causam dúvidas.
Se esse é o seu caso, este texto é para você! Vamos explicar como entender as especificidades de cada motor, como escolher a melhor potência para o seu portão, e qual é a importância dessa escolha.
Acompanhe!
O motor do portão é peça-chave para a automação, pois é ele quem vai efetivamente abrir e fechar o ambiente. Por isso, é imprescindível contar com um motor de uma marca confiável e que seja adequado para as suas necessidades.
Para isso, é preciso ficar atento a quatro aspectos principais: o tipo do seu portão (basculante, deslizante ou pivotante), o peso do seu portão, a velocidade com que você quer que ele abra e feche, e o número de ciclos, ou seja, a quantidade de aberturas e fechamentos por hora.
Caso o modelo escolhido não esteja compatível com a sua realidade, é possível que as peças enfrentem muito desgaste e o motor tenha sua vida útil diminuída, além de você ficar insatisfeito com o desempenho do portão.
Se você já tentou escolher um motor para o seu portão, já deve ter se deparado com os números 1/2 HP, 1/3 HP e 1/4 HP. Eles indicam a potência do motor, ou seja, a quantidade de trabalho que ele é capaz de realizar a cada segundo. O HP significa horse power, ou cavalo de força, uma medida de potência equivalente a 745,7 watts.
Quanto maior o número de HP, mais potente será o motor e mais indicado para portões mais pesados, por exemplo. Por outro lado, motores mais potentes também tendem a gastar mais energia.
Como já mencionamos, existem vários fatores que vão influenciar na escolha da potência do motor seu portão, inclusive a marca. Para te ajudar a encontrar o ideal, traremos alguns modelos de cada potência e explicaremos um pouco mais sobre eles.